Bazar Solidário da Prefeitura de Osasco agita o bairro Recanto das Rosas

Olga Liotta
Imagens:
O bairro Recanto das Rosas, na zona Sul, se transformou em um verdadeiro centro de solidariedade no sábado, 16/8. Mais de três mil moradores participaram da segunda edição do Bazar Solidário, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Osasco, em parceria com a Secretaria de Educação, e que foi realizado nas dependências da EMEF Zuleika Gonçalves Mendes.
O evento ofereceu roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, além de frutas, legumes e hortaliças, tudo acessível por meio de cédulas fictícias, que incentivaram a prática da educação financeira aliada à ação social. A iniciativa beneficiou os 1.236 alunos da rede municipal e seus familiares, e também os moradores da região, proporcionando não apenas acesso a bens essenciais, mas também momentos de convivência e aprendizado. Ao longo do dia, foram distribuídos cachorro-quente para todos os participantes.
A educação financeira também teve destaque como ferramenta prática para que as crianças aprendessem a valorizar o dinheiro, compreender os valores de mercado e desenvolver uma consciência de consumo responsável. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, e idealizadora do projeto, Gabi Pessoa, celebrou o sucesso da ação.
“Meu desejo era que as crianças pudessem escolher suas próprias roupas, seus próprios alimentos, e que essa experiência ajudasse a construir nelas a consciência do valor das coisas e do dinheiro. Graças a Deus, tudo isso superou minhas expectativas e está sendo um verdadeiro sucesso! O que mais me emociona é receber o retorno das famílias, que agradecem por essa oportunidade. Isso é sensacional, porque o Bazar Solidário foi pensado para elas. É um projeto piloto, que visa alcançar o maior número possível de comunidades e está dando muito certo. Pretendo continuar realizando-o nos próximos anos. Agradeço desde já a todas as empresas que contribuíram com doações de roupas, sapatos e alimentos”, comentou.
Maria de Fátima Soares, moradora da região há 20 anos, aproveitou a ocasião. “Valeu super a pena. Tinha muita coisa boa e de qualidade. Minha filha escolheu bastante roupa, tudo de qualidade, então foi muito bom para a gente”, destacou. O Bazar Solidário também contou com o apoio do Banco de Alimentos, que ofereceu o serviço denominado “Armazém da Família”, no formato de hortifrúti.
Foram distribuídas mais de 2,5 toneladas de frutas, legumes e verduras fresquinhas e de qualidade. Segundo o gestor do Banco de Alimentos de Osasco, João Paulo Pucciariello Perez, que também atua como secretário executivo de Segurança Alimentar e Nutricional, Sustentabilidade e Inovação Social, o objetivo foi promover a segurança alimentar e incentivar hábitos saudáveis em adultos e crianças.
COMENTÁRIOS