Seis filhotes são resgatados após abandono na Vila Toninho, em Rio Preto
Animais foram deixados em área de mato e estão em tratamento; abandono foi registrado por câmeras de segurança

A Secretaria do Bem-Estar Animal de São José do Rio Preto realizou o resgate de seis filhotes de cães que foram abandonados na região da Vila Toninho. As imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que uma mulher despeja os filhotes em um terreno com mato. Três foram encontrados no local e outros três nas proximidades, no mesmo período.
Moradores acolheram os animais e acionaram imediatamente a Secretaria, que realizou o resgate. Os filhotes passaram por exames e foram diagnosticados com vermes e doença do carrapato. Atualmente, estão em lares temporários, recebendo tratamento adequado e, quando estiverem saudáveis, ficarão disponíveis para adoção responsável.
A secretária Amália Paci reforça que abandonar animais é crime. "Registramos boletim de ocorrência e agora buscamos identificar a mulher responsável. Se alguém tiver informações, pode ligar para a Secretaria. Ela será qualificada no boletim e responderá judicialmente pelo crime", afirma.
A Lei Federal nº 14.064/20 determina pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda para quem comete maus-tratos contra cães e gatos. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) define maus-tratos como qualquer ato que provoque dor ou sofrimento desnecessário aos animais, seja por ação direta, negligência ou imprudência.
A Secretaria reforça ainda que oferece 70 castrações por dia, além de suporte com exames, vacinas e campanhas de adoção.
📞 Informações ou denúncias: (17) 99144-2926
COMENTÁRIOS