Bem-estar Animal conversa com estudantes sobre posse responsável
Objetivo da ação é tornar estudantes difusores de informações para combater maus-tratos

A Secretaria do Bem-estar Animal realizou uma palestra educativa na Escola Estadual Professora Noêmia Bueno do Valle, voltada aos alunos dos 6º e 7º anos. O objetivo foi conscientizar sobre a posse responsável de animais e formar multiplicadores que levem o conhecimento adquirido para casa e para a comunidade.
“Recebemos muitos casos de maus-tratos, e percebemos que, muitas vezes, os tutores não sabem o básico — como não prender o animal com corrente curta ou garantir acesso à água. Com ações como essa, queremos espalhar informação por meio das crianças e adolescentes”, afirmou a secretária do Bem-estar Animal, Amália Paci.
A palestra contou com a participação das médicas veterinárias Geovana Cristina Pedrão de Lima e Andressa Ferneda, além da presença especial do Duque, cão símbolo da causa animal na cidade, resgatado de uma situação de maus-tratos.
Demonstração do Canil da GCM
Após a palestra, os guardas civis Alexandre Bastia e Gabriel Daud realizaram uma apresentação com os cães Luna e Zé, que atuam nas áreas de faro e proteção. Os alunos acompanharam a execução de comandos e conheceram mais sobre o trabalho do Grupo de Operações com Cães da Guarda Civil Municipal.
“Aprendemos a cuidar melhor dos animais e também sobre o trabalho com os cães da Guarda. Isso ajuda a evitar maus-tratos”, comentou o aluno Felipe Julião Azambuja, 12 anos.
A ação foi idealizada em parceria com a vice-diretora Evete Bigotto Caron e a professora orientadora de convivência Edvania Aparecida Gabaldo, com apoio da diretora Solange Maria da Silva.
Em maio, a Secretaria realizou dez palestras na Escola Municipal Professora Iêda de Seixas Souza. A proposta é ampliar as ações nas escolas do município ao longo do ano.
📩 Interessados em levar a palestra para sua escola podem entrar em contato pelo e-mail:
secretariabemestaranimal@riopreto.sp.gov.br
COMENTÁRIOS