PORQUE HOJE É DIA 27 DE JUNHO É o Dia Internacional das PME.


PORQUE HOJE É DIA 27 DE JUNHO É o Dia Internacional das PME.

“As PME do Algarve desempenharam um papel preponderante, contribuindo com 90,9% do volume de negócios e do VAB gerados na região”.
Porque hoje é dia 27 de Junho é o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, as PME, instituído em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Para as Nações Unidas, as PMEs representam 90% dos negócios, 60 a 70% do emprego e 50% do PIB em todo o mundo. Como espinha dorsal das sociedades em todos os lugares, elas contribuem para as economias locais e nacionais e para a manutenção dos meios de subsistência, em particular entre trabalhadores pobres, mulheres, jovens e grupos em situações vulneráveis.
Devido ao facto, o INE – Instituto Nacional de Estatística divulgou um conjunto de indicadores sobre as micro, pequenas e médias empresas (PME) em Portugal, tendo como referência o ano de 2023:
Em 2023, Portugal contava com cerca de 1,5 milhões de empresas não financeiras, que empregavam 4,7 milhões de pessoas, geravam 550,3 mil milhões de euros de volume de negócios e 147,0 mil milhões de euros de VAB – Valor Acrescentado Bruto. Nesse ano, a esmagadora maioria (99,9%) das empresas pertencentes ao setor empresarial não financeiro eram micro, pequenas e médias empresas (PME).
No entanto, o seu peso económico era relativamente menor em termos de contribuição para o pessoal ao serviço, o volume de negócios e o VAB: as PME empregavam 77,9% do pessoal ao serviço, e eram responsáveis por 58,0% do volume de negócios e 63,6% do VAB do setor empresarial.
Em 2023, o sector das Atividades administrativas concentrou o maior número de PME, totalizando 244 708 unidades. No entanto, o Comércio foi o setor que mais contribuiu para o emprego, com 635 588 pessoas ao serviço, e que gerou o maior volume de negócios, atingindo 116,3 mil milhões de euros, bem como o maior VAB, com 17,7 mil milhões de euros. Estes valores representaram 36,4% da faturação total e 19,0% do VAB gerado pelas PME do setor não financeiro.
Foi notória a forte predominância das PME no tecido empresarial português, representando 96,7% ou mais das unidades empresariais em todos os sectores de atividade económica.
Em 2023, a região Norte concentrou o maior número de PME, com 501 688 unidades, seguida da Grande Lisboa, com 357 079. Em conjunto, estas duas regiões representaram 56,9% do total nacional de PME não financeiras. A região Norte destacou-se também no número de pessoas ao serviço, empregando, por si só, 35,5% dos trabalhadores afetos às PME. No que respeita ao peso relativo das PME em cada região, a Grande Lisboa registou a menor contribuição para os indicadores regionais analisados, com 41,1% do volume de negócios e 44,9% do VAB regionais.
Em contraste, as PME do Algarve desempenharam um papel preponderante, contribuindo com 90,9% do volume de negócios e do VAB gerados na região.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

SOBRE A CONECTV

.

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.