Dia Mundial do Turismo: Com o Programa Rotas Rurais, visitantes chegam as atrações do agro no interior paulista

O Estado de São Paulo está na lista dos locais mais procurados por viajantes do mundo inteiro. Mas um dos grandes atrativos do estado são as famosas viagens "bate e volta", na qual é possível visitar uma cidade que fica a poucas horas de distância e voltar no mesmo dia. Para os moradores da capital paulista, as opções preferidas são: Paranapiacaba, São Roque, Jaguariúna, Socorro, Embu das Artes e Pedra Bela.
Os municípios do interior de São Paulo possuem o turismo rural como forte instrumento econômico. Holambra, por exemplo, é conhecida como a cidade das flores, e que anualmente promove eventos como Expoflora, a maior exposição do setor na América Latina, sendo ferramenta de desenvolvimento econômico local.
Por meio do programa, 314 mil propriedades rurais foram mapeadas em todo o Estado de São Paulo e mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais geolocalizadas. O Rotas Rurais, que é totalmente gratuito, não se limita apenas a propriedades rurais, ele realiza também o mapeamento de restaurantes, escolas e comércios.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também possui a Câmara Setorial de Lazer e Turismo Rural, responsável por promover e sedimentar e propor políticas públicas para o produtor paulista, tendo como ferramenta principal o conhecimento e a articulação no agronegócio de São Paulo, contando ainda com a forte presença da CATI, braço principal para implementação dos programas de assistência da SAA. Atividades como vitivinicultura, fruticultura, pecuária de leite, olivicultura, cachaça, são fortes atrativos para desenvolvimento da atividade dentro das propriedades rurais, o que agrega e promove o turismo rural no Estado.
COMENTÁRIOS