𝗚𝗨𝗔𝗗𝗜𝗔𝗡𝗔 𝗔𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗰𝗮𝘂𝗱𝗮𝗹 𝗼𝗯𝗿𝗶𝗴𝗮 𝗮 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗶𝗼𝘀 𝗲 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝗹


𝗚𝗨𝗔𝗗𝗜𝗔𝗡𝗔 𝗔𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗰𝗮𝘂𝗱𝗮𝗹 𝗼𝗯𝗿𝗶𝗴𝗮 𝗮 𝗿𝗲𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗲𝗶𝗼𝘀 𝗲 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝗹

A AMN – Autoridade Marítima Nacional fez saber que, face ao agravamento das condições meteorológicas e ao aumento do caudal no rio Guadiana, o Departamento Marítimo do Sul e o Comando Regional da Polícia Marítima do Sul vão proceder ao reforço de meios e pessoal na jurisdição da Capitania do Porto de Vila Real de Santo António.
Este reforço visa garantir a continuidade das operações de socorro e da segurança da navegação, contando com um aumento de 10 elementos por dia e uma viatura 4x4, totalizando um empenhamento de 21 elementos, duas viaturas 4x4, três embarcações e duas viaturas ligeiras.
Por seu lado, o Município de Alcoutim acompanha com elevada preocupação a evolução da situação hidrológica no rio Guadiana, na sequência do aumento significativo e sustentado dos caudais resultantes das descargas das barragens de Alqueva, Pedrógão e Chanza, bem como da precipitação persistente que se tem verificado na bacia hidrográfica, tendo pelo efeito declarado a Situação de Alerta Municipal. De referir que os Municípios do Baixo Guadiana, Alcoutim, Castro Marim e VRS António, declararam Situação de Alerta Municipal.
O Município alerta para os riscos acrescidos para a segurança de pessoas, bens e infraestruturas, em particular nas zonas ribeirinhas e áreas historicamente mais vulneráveis a cheias. Registam-se já prejuízos materiais e existe o risco real de agravamento da situação nos próximos dias, caso se mantenham os atuais níveis de caudal e as condições meteorológicas adversas.
Também o Município de Vila Real Santo António reforçou o alerta para o risco de cheias, na sequência do aumento significativo do caudal do Rio Guadiana, motivado pelas descargas das barragens e pela previsão de precipitação, apelando que a população adopte comportamentos preventivos, especialmente nas zonas ribeirinhas e áreas contíguas à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
O aumento do caudal, provocado pelas descargas controladas, poderá criar um efeito de “tampa” na foz, dificultando o escoamento das águas pluviais. O risco de transbordo é mais elevado durante a preia-mar, quando o mar impede naturalmente a saída da água do rio.




COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

SOBRE A CONECTV

.

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.