Barueri inicia ano letivo em 9 de fevereiro com material e uniforme gratuitos
Ana Guice/Secom Barueri O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Barueri já tem data marcada para começar: 9 de fevereiro. E, mais uma vez, a Prefeitura reforça uma política pública que faz diferença direta no bolso das famílias e na qualidade do ensino oferecido aos alunos: a distribuição gratuita de material escolar e uniformes para todos os estudantes matriculados.
De acordo com pesquisas nacionais, o gasto com material escolar impacta o orçamento de cerca de 85% das famílias brasileiras no início do ano letivo. Em Barueri, no entanto, pais e responsáveis podem ficar despreocupados.
Por meio da Secretaria de Educação, a administração municipal vai distribuir mais de 70 mil kits de material escolar e uniforme para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, garantindo igualdade de condições e acesso aos itens necessários desde o primeiro dia de aula. Os kits são completos e variam de acordo com a etapa de ensino.
Saiba mais
Para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o kit de material escolar inclui itens como dois cadernos de 10 matérias, estojo em PVC, lápis, canetas de diversas cores, cola líquida e em bastão, apontador com depósito, marca-textos, compasso, caixa de lápis de cor com 24 cores, pacote de folhas sulfite, caderno de desenho, tesoura escolar e kit geométrico com régua, transferidor e esquadros.
Além do material escolar, os estudantes recebem o kit de uniforme, composto por calça, duas bermudas, jaqueta, três camisetas, uma regata, uma camiseta de mangas longas e três pares de meias. Segundo a Secretaria de Educação, todos os itens são de boa qualidade e pensados para atender às necessidades dos alunos ao longo do ano letivo.
Reunião, entrega de materiais e início das aulas
A entrega dos materiais acontece durante as reuniões de pais, que acontecerá no sábado, dia 7 de fevereiro, conforme o calendário escolar. As aulas terão início no dia 9 de fevereiro exclusivamente para os alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, tanto integrado quanto regular.
Já no dia 10 de fevereiro começam as aulas para os demais alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e do Ensino Técnico Modular. O calendário letivo de 2026 prevê atividades até o dia 18 de dezembro. O primeiro semestre vai até 8 de julho, seguido por férias escolares entre 9 e 26 de julho. O segundo semestre começa em 27 de julho.
Novos alunos
As matrículas para novos alunos seguem abertas e devem ser feitas diretamente nas unidades de ensino. Já os alunos veteranos têm vaga garantida e não precisam realizar nova matrícula. Segundo a Secretaria de Educação, o planejamento do calendário busca assegurar um ano letivo organizado, com tempo adequado para aprendizagem, planejamento pedagógico e períodos de descanso para alunos e profissionais da educação.




COMENTÁRIOS