𝗩𝗢𝗟𝗧𝗔 𝗔𝗢 𝗔𝗟𝗚𝗔𝗥𝗩𝗘 𝟮𝟬𝟮𝟲 𝗔𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗱𝗮 𝗮 𝟱𝟮.ª 𝗲𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 “𝗔𝗹𝗴𝗮𝗿𝘃𝗶𝗮”
“A identidade da Volta ao Algarve resulta da sua arquitetura, da orografia, do clima, da qualidade das infraestruturas e do esforço dos organizadores, fatores que explicam o elevado nível de participação atual. No Algarve, o espetáculo está sempre garantido.”
EZEQUIEL MOSQUERA – Director da Volta ao Algarve
A organização da Volta ao Algarve apresentou oficialmente a 52.ª edição da “Algarvia”, referente ao ano de 2026, a única prova portuguesa por etapas integrada no circuito mundial ProSeries. Os organizadores revelaram o percurso completo desta edição, confirmando a presença de várias das principais equipas do pelotão internacional, incluindo a líder do ranking UCI em 2025.
A prova realiza-se entre 18 e 22 de fevereiro de 2026, ao longo de cinco etapas, num total de 697,41 quilómetros cronometrados, num traçado que introduz várias novidades do ponto de vista desportivo e promete uma corrida mais dinâmica, disputada e imprevisível desde o primeiro dia.
Nesta edição, uma das grandes novidades é a estreia de Vila Real de Santo António no arranque da “Algarvia”. Na partida da primeira etapa que vai ligar a cidade raiana a Tavira, a prova mantém a tradição de uma jornada inicial plana e favorável aos velocistas, mas introduzindo um novo elemento já testado nas grandes clássicas belgas: o “quilómetro de ouro”, com três sprints bonificados concentrados em pouco mais de um quilómetro, num troço de empedrado da reta histórica da cidade, criando um cenário tático inédito logo na abertura da prova.
Para o encerramento, a 5.ª e última etapa, parte de Faro com destino ao emblemático Alto do Malhão, em Loulé. A grande inovação passa pela dupla passagem pelo Malhão, integrada num circuito final de 45 quilómetros, numa jornada que promete voltar a ser decisiva para a classificação geral.
No plano global, a edição de 2026 aposta numa corrida mais dinâmica, com a introdução de Pontos Quentes em várias etapas, reforçando a competitividade e a imprevisibilidade da prova.
A 52.ª Volta ao Algarve contará com um pelotão de luxo, composto por 12 equipas WorldTour, três formações ProTeam e as nove equipas continentais portuguesas.




COMENTÁRIOS